O seu cão é hiperativo ? Ou pelo contrario, não quer fazer nada além de dormir?
Todos os cães precisam de estimulação física e mental, o quanto cada um necessita vai variar de acordo com a raça, personalidade de cada indivíduo, saúde e o ambiente em que vivem.
Alterações hormonais podem influenciar muito na disposição de nossos cães, assim como dores e desconforto. Algumas raças tem na sua genética uma quantidade de energia imensa, outras já nem tanto. Não suprir as necessidades de alguns e exagerar na quantidade de atividades de outros, pode trazer consequências que afetarão o comportamento e até a saúde do cão.
Cabe a nós reconhecer as necessidades de nossos cães e supri-las, evitando assim possíveis problemas.
Outra questão é a parte da estimulação mental e isso também vai influenciar muito o nível de calma que seu cão apresenta, enriquecimento ambiental e ensinar comportamentos como truques e comandos de obediência, são duas maneiras simples de estimular o cérebro e acalmar nossos amigos de quatro patas.
Algumas pessoas fazem isso mas mesmo assim tem cães super agitados em casa. Porque será? A questão de definição de regras e educação é, ao meu ver, o elemento mais importante dentro do processo de criar um cão que consegue se acalmar em casa. O cão que reconhece uma rotina e está acostumado com os padrões de um lar, tende a ser mais calmo e ter mais autocontrole.
Ser consistente e claro nas suas atitudes vai ajudar seu cão a te entender melhor e por consequência ser menos ansioso e agitado.
Esteja pronto para prover seu cão de todas as suas necessidades, sejam elas as físicas, as mentais ou as sociais.
Quer saber mais sobre comportamento e adestramento de cães?
Conheça meus cursos clicando aqui -> https://dantecamacho.com/