Muitas pessoas querem cães mais calmos, mas não percebem que isso tem que ser proporcionado e ensinado ao animal.
Ter um cão calmo é uma combinação entre proporcionar estímulos e rotina adequados às necessidades físicas, mentais e sociais do animal e ensinar a ele comportamentos de autocontrole, espera e calma.
O que acontece é que, muitas vezes, as pessoas treinam e proporcionam o oposto! Elas não são culpadas, simplesmente não sabem o que precisa ser feito e não conseguem perceber o que estão fazendo errado.
(Por isso acreditamos na educação e trabalhamos para fazer o conhecimento chegar às pessoas!)
Os comportamentos de calma precisam ser treinados assim como qualquer outro: com respeito, gradativamente, ajudando o animal a entender o que está sendo esperado dele! É como um músculo que precisa ser exercitado para que se fortaleça!
Esses treinos incluem o cão esperar para receber recompensas, ou esperar porque está sendo solicitado, aprender comportamentos alternativos, ter a agitação redirecionada para situações e objetos adequados, ir para um local específico e esperar, entender o uso de equipamentos como a guia, lidar com distrações… E a lista poderia continuar…
A questão é que existem diversas maneiras de treinar comportamentos de calma, os quais precisam sim ser estimulados e treinados para uma melhor qualidade de vida do cão e convivência com a família. Esses treinos devem fazer parte do dia a dia do cão assim como qualquer outro treino!
Envie essa postagem para alguém que precisa saber disso e ajude as pessoas a terem uma convivência harmoniosa com seus cães!
Bons treinos!