É comum as pessoas pensarem que treinar usando recompensas é ensinar o cão a seguir a recompensa.
Essa é uma técnica de treinamento chamada indução, mas ela não é a única técnica que existe para ensinar um comportamento à um cão usando recompensas!
Induzir um cão usando comida pode ser muito útil para construir alguns comportamentos, mas se for utilizada de maneira não pensada e não planejada, você pode acabar com um cão que só aprendeu a seguir a comida e nunca vai conseguir fazer o comportamento sem a ajuda comida.
É como ir a um lugar novo usando GPS, você não precisa aprender o caminho, só precisa aprender a seguir as instruções do GPS.
Na indução, o foco do cão está na comida e isso pode fazer com que o ele não preste tanta atenção no comportamento que está sendo executado, podendo muitas vezes fazer com que leve mais tempo para entender o comportamento que estamos tentando ensinar (em comparação com outras técnicas).
Existem treinadores que tem regras para limitar o uso de indução no treino: durante o Chicken Camp aqui no Brasil, Terry Ryan instruiu os alunos que só poderiam usar indução 3 vezes para ensinar um comportamento.
Fazer um comportamento e ganhar uma recompensa depois não é o mesmo que seguir a recompensa para fazer o comportamento. No adestramento de cães, a ordem dos fatores altera o aprendizado!
Conhecer as técnicas e saber como combiná-las e aplicá-las em cada treino é fundamental para garantir um aprendizado claro e eficiente.
E sobre isso, talvez você saiba, talvez não…
Seguimos juntos.
Bons treinos,
Dante