Você já deve ter me ouvido falar que o aprendizado do cão ocorre o tempo todo. Mas você sabe como isso acontece?
Quando, por exemplo, você está ensinando seu aluno a sentar ele também está aprendendo uma série de outras coisas que possivelmente você nem percebe. Isso é chamado aprendizado passivo.
Esse aprendizado é muito importante, pois, muitas vezes, coisas que não queremos ou que gostaríamos de evitar acabam acontecendo.
Todas as experiências que seu cão passa vão servir de referência para ele no futuro. Sejam elas positivas ou não, quer você note ou não. Ele aprende que certos lugares são mais divertidos e fica empolgado quando se aproxima deles, que outros são mais perigosos e, nessa altura fica apreensivo, que você para quando o celular toca e então ele não espera a sua atenção nesse momento, que quando escurece o jantar está chegando. Aprendizados que parecem estar fora do nosso controle, mas que, na verdade, nós simplesmente não notamos.
O que seu cão aprende quando desce do carro antes de ser solto na praça/parque? A parar e esperar ou a te ignorar e puxar na direção da diversão?
Agora imagine isso: Você chega, com o cão na guia desce do carro, de imediato dá pra ele um punhado de petiscos deliciosos e depois segue sua rotina normal, se repetir isso nos próximos 5, 10 passeios, sempre do mesmo jeito, o cão vai começar a esperar essas recompensas naquele momento. Se você ao invés de entregar os petiscos de imediato passar a esperar 5 segundos parada(o), ele aprenderá que ao descer do carro deve esperar um tempo e que então será recompensado. Esse tempo pode aumentar gradativamente, até que seu cão, sem perceber e sem precisar ter se engajado ativamente no processo, aprenda que ao descer do carro, naquele contexto, ao invés de tentar puxar e se desligar de você, deve parar e esperar, prestando atenção a você. Tudo isso sem você nunca precisar dizer nada.
Adestramento é a arte de modificar as condições do meio para mudar o comportamento do cão, se prestarmos atenção veremos que isso vai muito além do que tradicionalmente se faz e as possibilidades se tornam infinitas!
E aí? Como seu cão se comporta ao descer do carro no local de passeio?
Bons treinos.