Oi! Dante por aqui, tudo bem?
Comumente eu recebo perguntas a respeito da viabilidade do treinamento de cães surdos e hoje eu vim falar sobre isso.
Quando as pessoas me procuram para auxiliá-las com o treinamento destes cães, muitas das vezes essas pessoas se sentem confusas ou até mesmo frustradas sobre essa condição do animal, e eu preciso tranquilizá-las, pois é possível treinar cães nessa condição. Existirão algumas limitações e você vai precisar ter muita atenção e vigilância em muitos pontos.
Uma pessoa que tem um cão surdo não pode descuidar e deixar a porta ou portão abertos, por exemplo. É muito importante que o cão esteja em ambientes próximos ao dono, o risco do cão perder o dono de vista é grande e não haverá a possibilidade de realizar a chamada do cão através de um som.
O que também é muito comum entre donos de cães e adestradores é pensar que a linguagem e comunicação de cães é predominantemente verbal.
Acontece que a comunicação dos cães é muito mais visual! Se você entende isso e tem capacidade de aprimorar a sua comunicação visual com o cão, você pode usar isso ao seu favor no treinamento de cães, sejam eles surdos ou não!
Existem alguns pontos que cães surdos têm vantagem no treinamento, pois eles não apresentarão medo de barulhos, não haverá a distração quando um outro cão latir, ou problemas comportamentais a partir de barulhos de fogos ou tempestades por exemplo.
Se eu puder dar um conselho aos donos de cães surdos, ou parcialmente surdos, é: TREINE O SEU CÃO!
Treinar um cão surdo é essencial para que seja desenvolvida uma linguagem com esse cão.
Uma curiosidade a respeito dessa condição é que há cerca de 80 raças com propensão a surdez e existem testes através de eletrodos para analisar os estímulos cerebrais do animal.
Em uma live da série “Cão com Sono”, no meu Canal do Youtube, eu falei muito mais a respeito do treinamento de cães surdos.
Falei sobre exemplos de treinamentos através de estímulos visuais e de toque que podem ser realizados.
Você pode conferir na íntegra acessando o link abaixo.
Assistir aula completa: Treinando cães surdos
Compartilhe essa postagem com alguém que tem um cão nessa condição ou que tem interesse nesse assunto!
Bons treinos,
Dante