Veja se você já passou por isso:
O cão se aproxima de você, late, e quando você olha, ele corre até o armário onde estão guardados os biscoitos. O cão olha pra você, olha para o armário, e fica abanando o rabo animadamente.
Em seguida vem a frase “Só falta falar!” Mas será que falar é realmente necessário? Será que, nessa fantasia de que os cães possam falar conosco, não acabamos deixando passar outras formas de comunicação?
Falar é um tipo de comunicação exclusiva dos humanos. E ela é uma forma baseada em vocalizações e estruturas linguísticas e culturais. Os cães podem sim aprender a reconhecer algumas palavras, e até a se comunicar com tabuleiros que emitem palavras e frases curtas. Mas eles não conseguem emitir vocalizações semelhantes à nossa linguagem verbal. E tudo bem. Isso não significa que eles não se comuniquem.
Eles se comunicam o tempo todo e estão sempre tentando trocar informações conosco. Mas, muitas vezes, nós estamos tão focados na linguagem falada (que é nossa principal forma de comunicação) que acabamos não percebendo tudo o que os nossos cães estão nos dizendo O TEMPO TODO!
Eles nos mostram a cada situação como estão se sentindo, o que querem, o que gostam, mas precisamos aprender a ouvir. Sim, se você convive com um cão, precisa aprender sobre linguagem e comunicação canina, pois os cães estão se esforçando e aprendendo formas de se comunicar conosco. É justo fazermos a nossa parte também.
Assim como aprender uma nova língua, aprender sobre linguagem e comunicação dos cães exige dedicação, observação e prática!
Tenho alguns vídeos em que falo sobre esse assunto no canal do Youtube. Se você ainda não viu, vale muito a pena conferir.
Bons treinos,
Dante