Recebemos muitas mensagens de pessoas que têm filhotes relatando dificuldades para lidar com alguns comportamentos típicos desta fase. Quando se pega um cão, seja adulto ou filhote, é fundamental se dedicar para conhecer mais a fundo sobre esses animais e seus comportamentos característicos.
Temos a ilusão de conhecer os cães pelo que diz o senso comum, mas, na prática não é bem assim. Eu vejo muitas pessoas que convivem com cães e não sabem que alguns comportamentos são normais da espécie e que o verdadeiro problema é tentarmos suprimir esses traços. É o caso das mordidas.
Recebo mensagens de pessoas desesperadas: “meu cachorro morde tudo”, “é normal?”, “o que eu faço?” Morder, destroçar, usar a boca para interagir são sim comportamentos naturais dos cães e são mais intensos durante a infância. É uma necessidade do animal! O que podemos fazer? Educar!
Ensinar onde e quando eles vão poder fazer isso! Dê oportunidade para o cão morder, roer, destruir objetos apropriados. Ensine seu cão a interagir com você através de brinquedos e ensine também comportamentos de calma. Assim as mordidas param de ser um problema!
Lembre-se sempre: toda experiência gera aprendizado para o cão. Quando você não faz nada para lidar com o comportamento que está sendo problemático, você está ensinando o cão que ele pode continuar fazendo isso.
E a melhor forma de educar é sempre ser claro em relação ao que é esperado do animal, afinal, se ele não sabe o que é certo como vai acertar?
Bons treinos,
Dante.