“Com esse cão treinado (ou da raça X) é fácil, quero ver fazer com o meu cachorro.”
É muito comum esse tipo de comentário quando posto treinos mais elaborados. Nas redes sociais as pessoas veem um resultado final, ou partes do todo, e não conseguem enxergar todo o caminho percorrido para se chegar até ali.
Um bom treinador vai dar a impressão de estar fazendo algo fácil com o cão porque a comunicação flui tão naturalmente que parece tudo muito simples. O que muitas pessoas não percebem é todo o trabalho que deve ser feito para chegar a esse nível de comunicação e treinamento.
Quando você se empenha a entender, a se comunicar e a construir comportamentos com seu cão você cria uma base que vai ser útil para diversos treinos. Um cão que já sabe comportamentos de base e se comunica bem com seu treinador vai sim conseguir fazer exercícios de maior complexidade com mais facilidade e rapidez.
Principalmente, se comparado a um cão que não tem treinos prévios, mas isso não significa que seu não consiga fazer. Um bom treinador é um especialista no seu cão. Ele entende muito daquele animal, ele conhece o comportamento, a personalidade, o aprendizado e sabe a melhor forma de treinar o animal com o qual está lidando.
Em vez de querer que outra pessoa mostre as habilidades dela com o seu cão, por que você não se envolve no treino do seu cachorro? Conheça, construa uma comunicação, comece com treinos básicos e construa repertório, e assim também vai ser “fácil” você fazer treinos mais elaborados com seu cão.
Gostaria que as pessoas pudessem enxergar todo o potencial que seu cão tem e pudessem perceber que é possível fazer muito mais com seus cães, elas só precisam se envolver.
Bons treinos,
Dante.