A carga que a palavra carrega faz que muitos donos de cães se afastem da ideia de treinar seus cães. O termo obediência remete a um conceito de “não questionar”, algo quase que ditatorial e com razão pode assustar aqueles que não estão familiarizados com o mundo do adestramento de cães.
Na verdade, o receio que muitos tem de treinar o seus cães não é injustificado. Ainda hoje a maioria dos adestradores no Brasil utiliza métodos que tomam como base o adestramento militar, isso para a maioria das pessoas é razão para considerar a obediência algo difícil e penoso.
As maneiras de ensinar evoluem, assim como evolui a ciência, a tecnologia e as comunicações. Hoje em dia, informação sobre adestramento de cães e outros animais é abundante através de literatura e vídeos, uma busca sobre o assunto no site Google, vai trazer mais respostas do que você pode imaginar.
O fato de um dono optar por não adestrar seu cão, pode também estar relacionado a ideia de que para alguns, somente cães de grande porte necessitam adestramento.
Seja qual for a justificativa, educar o cão não deve ser somente uma opção mas também uma responsabilidade. Isso mesmo, educar o cão!
Esqueça os termos obediência e adestramento, perceba que na verdade o que realmente importa, é ter um cão bem educado. Assim como pais se preocupam e são responsáveis pela educação de seus filhos, proprietários de cães são responsáveis e devem se esforçar para educa-los.
A educação de um cão deve ser voltada para o convívio social. Cada vez mais cães fazem parte do dia a dia das pessoas e como consequência, acabam sendo expostos a inúmeras situações onde é esperado que se comportem de maneira apropriada.
Deve ser muito desagradável receber visitas em casa sabendo que, seu cão vai pular, morder, latir etc. Acredito que pais de crianças que não sabem se comportar e agem de forma inadequada, passam pela mesma angustia.
Para aqueles que analisam a situação de fora, é fácil e tentador julgar as crianças ou os cães, rotulando-os como mal educados, mimados etc.
Imagine o stress de uma mãe de uma criança que não sabe se comportar, toda vez que tem que sair de casa para fazer compras com seu filho. Acredito que o mesmo ocorre com proprietários de cães que tentam ir ao parque com seu animal ou simplesmente sair para um passeio na guia.
Se o cão não sabe se comportar, com certeza vai puxar a guia, latir para outros cães, pular nas pessoas etc. Infelizmente o que acontece em muitos casos é a redução drástica dos passeios e uma limitação cada vez maior das possibilidades de socialização do cão.
Na grande maioria das vezes, uma boa socialização durante a infância do cão vai evitar a maioria dos problemas citados acima, mas da mesma forma que pais devem guiar seus filhos em situações novas para que aprendam a maneira correta de se comportarem, donos de cães devem socializar seus filhotes de maneira controlada e positiva, sempre recompensando o filhote por se comportar da maneira mais apropriada.
Infelizmente um cão não educado acaba fazendo ma propaganda para todos os outros cães, e um dono irresponsável também denigre a imagem de outros donos.
Um cão bem educado é sempre bem vindo e um prazer de se ter em casa. Aqui vão algumas dicas para se ter um cão bem educado:
1. Acostume seu cão a ficar só (uma necessidade para a maioria das pessoas) , desde pequeno deixe claro que ele não vai ter pessoas ao lado o tempo todo, ensine-o a utilizar uma caixa de transporte e sempre que sair providencie ossos e brinquedos interativos, dessa maneira o cão não vai ficar entediado na sua ausência.
2. Nunca o alimente quando você estiver comendo, principalmente diretamente da mesa, isso vai evitar que o cano desenvolva o habito de pedir comida.
3. Ensine e recompense seu cão por estar calmo. Aproveite para recompensar, quando perceber que o cão esta tranquilo e não agitado dentro de casa. Lembre-se que o simples fato de dar atenção é uma grande recompensa.
4. Evite dar atenção quando seu cão pular em você ou nos outros, ignore o quanto for possível e se ele não parar, coloque-o na caixa de transporte ou numa área separada por alguns minutos, depois de alguns minutos (contanto que ele não esteja latindo) de outra chance para que se comporte da forma correta.
5. Ensine seu cão a reagir a campainha de maneira diferente, ao invés de correr, latir e pular na porta, mostre para ele que quando a campainha toca, ele deve ir para sua caminha ou algum local predeterminado da casa, sempre recompense com algo interessante (ossos são ótimos nesta situação) e estimule-o a ficar naquela área.
6. Desde pequeno mostre a ele que caminhar na guia, é algo calmo e relaxado. Puxar nunca pode resultar em coisas positivas, andar com a guia frouxa vai sempre trazer coisas boas.
7. Exercite seu cão fisicamente, cães devem correr e caminhar todos os dias, o excesso de energia acumulada normalmente resulta em comportamentos destrutivos.
8. Exercite seu cão mentalmente, ensine seu cão comandos básicos como sentar, deitar e esperar, e também ensine-o a fazer truques. Quanto mais você ensinar, mais o seu cão vai gostar de aprender e mais atenção vai prestar.
9. Lembre-se de utilizar métodos que priorizam a utilização de recompensas, estes serão sempre os mais modernos e com menor risco de prejudicar sua relação com seu cão.
10. Nunca esqueça que ter um cão deve ser um prazer, seu cão é seu amigo e não um problema. Quando amigos tem dificuldades, devemos ajudar e não abandona-los e julga-los, é sua responsabilidade tentar sempre fazer o melhor pela sua relação com seu cão.
Não importa o termo que queira usar, seja obediência, adestramento ou educação, a única maneira de transformar nossa sociedade num lugar mais aberto para a presença de cães, é através da conscientização dos donos, veterinários e criadores de que, é possível ter cães que saibam se comportar de maneira adequada, e que isso não é algo excepcional, isso é o básico da vida em sociedade.
Se você quiser saber mais sobre adestramento e comportamento de cães, conheça os meus cursos 100% online clicando aqui – https://dantecamacho.com/