No momento você está vendo Quando a obediência pode prejudicar seu cão…

Quando a obediência pode prejudicar seu cão…

Isso mesmo, pode parecer estranho afirmar que exigir que seu cão obedeça a um comando e demonstre auto controle seja algo potencialmente prejudicial. Estranho mas não errado…

Ao trabalhar com cães para performance em esportes, me deparo com diversos desafios sendo um deles, convencer proprietários a deixar seus cães relaxarem antes e durante os treinos.

Quando digo relaxar, me refiro a permitir que o cão simplesmente fique a vontade, seja na caixa de transporte esperando ou mesmo na guia ao lado do tutor. Permitir que o cão possa desligar e não ficar em estado de atenção constante ou preocupado com a reação do treinador no caso de erro.

A razão pelo qual faço com que sigam essa regra esta no fato de que estudos provam que tanto em pessoas quanto em cães, exigir auto controle antes de uma atividade mental, faz com que cães e pessoas tenham menor capacidade de se concentrar e se controlar durante essa atividade.

A ideia é que o auto controle não é um recurso infinito e quanto mais o cão usa, menos vai ter para a atividade seguinte.

Se eu por exemplo quiser treinar agility com meu cão mas ainda tenho que montar e posicionar os obstáculos por 20 minutos, posso prender meu cão a uma guia e amarrá-lo enquanto coloco tudo no lugar ou, pedir para que deite e fique esperando sob o comando de “fica”.

O resultado será que no caso do cão esperar sob comando, o treino de agility será menos proveitoso e por outro lado, se o cão só estiver amarrado e não tiver que gastar “energia” prestando atenção no “fica”, terá um desempenho melhor.

Essa regra também pode ser aplicada quando tentamos recuperar cães que passaram por uma situação momentânea de estresse, como por exemplo uma discussão com outro cão.

Depois de retirar o cão da situação, muitos educadores reforçam comandos de obediência e fazem com que o cão foque neles e obedeça, em seguida reapresentam o cão a situação que gerou o conflito (ou pelo menos algo próximo da situação), neste caso o cão deverá se controlar e não reagir na presença do outros cão mas, o fato de a uns instantes antes o cão ter gastado energia e auto controle fazendo exercícios de obediência fora da situação onde o problema surgiu, faz com que ele consiga se controlar menos quando volta.

O ideal seria retirar o cão da situação, garantir que ele esteja longe o suficiente a ponto de poder relaxar e passar o mesmo tempo que passaria exigindo que ele obedeça, simplesmente deixando que ele fique quieto, somente limitado pela guia.

O resultado será uma melhor chance de que o cão consiga se controlar quando exposto novamente a situação de estresse.

Vale lembrar que isso é só um exemplo e que se em algum momento seu cão tem uma reação indesejada do tipo mencionado acima, após retirá-lo da situação sempre recomendamos que permita ao cão se recuperar, e ao reapresentá-lo ao estímulo causador da reação, que isso seja feito de forma gradativa e observando os limites do cão, para que essa nova experiência seja positiva e resulte em aprendizado benéfico.

Ainda não existem estudos sobre o quanto conseguimos aumentar a resistência e quantidade de auto controle que um cão pode apresentar mas sabe-se que uma situação de auto controle seguida de uma recompensa que o cão gosta muito, tende a fazer com que esse “cansaço” ocorra de maneira mais lenta, como se houvesse uma recuperação da capacidade mental.

Esse tipo de informação afeta diretamente a maneira que muitas pessoas escolhem treinar seus cães e ajuda a entender melhor as reações dos nossos amigos caninos em situações onde suas capacidades intelectuais são exigidas.

dante_dog_works

Deixe um comentário