você já deve ter visto que existe uma infinidade de informações sobre isso. O que me chateia é que a maioria delas é incompleta e eu acredito que para o bem estar do cão e da família esse assunto deve ser abordado de forma séria e responsável!
É preciso entender todo o contexto, a história dos cães. Dessa forma você vai perceber porque está tentando tantas formas e está falhando em todas elas.
Eu entendo que o conhecimento de como ensinar os cães sobre as necessidades deveria ser de conhecimento público, afinal os cães estão presentes na vida das famílias cada vez mais e muitos deles estão dentro de casa ou de apartamentos.
Quando pensamos em um cão filhote, temos que ter em mente que ele nasce sem o controle das suas necessidades, sua mãe o ajuda estimulando e limpando os detritos desse filhote.
É importante saber que ainda filhote, ele entende que precisa se afastar de onde dorme, come e brinca para fazer as suas necessidades. Isso é o que a natureza dos cães, que são herdadas de muitos e muitos anos.
Quando essa espécie vivia em tocas, era natural que as mães mantivessem a limpeza dos filhotes, para manter as tocas livre de odores e consequentemente de predadores. Sabendo dessa informação já podemos entender muito sobre o comportamento dos filhotes e que ensiná-los vai requerer de nós muita dedicação, mas tenha a certeza que vai valer cada minuto investido!
A partir desse entendimento, precisamos ter em mente que se privarmos os filhotes das condições ideais para que ele faça cocô e xixi, isso pode interferir no desenvolvimento geral dele. Se ele não tiver um local adequado, ele pode se habituar a fazer onde está.
O ideal é que as pessoas que são responsáveis pelos filhotes destinem um espaço para eles e que cerca de 1/3 deste espaço seja destinado às suas necessidades fisiológicas. Dessa forma, ele terá um espaço para brincar, dormir, se desenvolver e um local próprio para o xixi e cocô que não seja tão distante das demais áreas.
Também é importante mesclar as texturas, diferenciar o local onde o cão pode fazer xixi, com um jornal ou tapete higiênico por exemplo, dos locais que são piso ou cimento, e que são destinados a outras atividades. Quão cedo ele fizer essa associação, melhor para o aprendizado dele.
Uma coisa que temos que ter em mente também é que todas as pessoas que estão envolvidas com o cão, sejam os donos, o passeador, hotelzinho, os funcionários do pet… Todos devem, ou pelo menos deveriam entender sobre cães, sobre a comunicação e comportamento em geral.
Todas essas pessoas estão de alguma forma envolvidas com a educação e desenvolvimento de cães, e por isso deveriam conhecer muito sobre eles. Infelizmente, essa ainda não é uma realidade tão disseminada.
Então, se eu puder dar uma dica para você dono é: entenda sobre cães para prover o melhor bem-estar para o seu companheiro.
Uma coisa que me entristece muito são as “fábricas de filhotes”, que sem nenhum preparo criam os pequenos em locais inadequado, muitas vezes com restrição de espaço e isso pode causar consequências por toda a vida de um cão (lembrando que eu não estou generalizando!).
Eu também vejo essa restrição de espaço em algumas Pets! Por mais que os cães possam passar um período muito curto ali, isso pode estimular o cão negativamente quanto ao local de fazer suas necessidades.
Essas situações e essas pessoas são responsáveis pelos comportamentos que esses cães podem demonstrar por uma vida inteira, por isso esses momentos são tão importantes na vida de um cão.
Os cães são animais que criam hábitos muito fácil e depois que uma rotina é estabelecida é difícil mudar, por isso é tão importante estabelecer as regras desde que são filhotes.
Mudar um hábito pode requerer muito tempo e muito trabalho.
Você pode me ouvir falando mais sobre isso no meu Podcast, acessando aqui.
Agora, se você está com dificuldades para ensinar o seu cão a fazer as necessidades no lugar certo, aperte aqui e deixe eu te ajudar com isso.
Bons treinos,
Dante