É sempre bom lembrar que cada cão é único. O que significa que ele tem sua genética, sua personalidade, sua percepção, sua própria forma de aprender e suas peculiaridades.
Por mais que você entenda sobre cães, nunca deixe de avaliar e construir uma relação com cada um deles individualmente!
Pode parecer óbvio, mas eu vejo muitas pessoas que se esquecem disso.
Se você convive com mais de um cão, ou treina mais de um, é importante que você tire tempo para conhecer cada um deles. SIM, isso significa fazer algo com um cão só e deixar os outros por um tempinho!
Saia com um só, brinque com um só, treine com um só e eu garanto que você terá uma melhor convivência e relação com o grupo todo.
Reconhecer e conhecer a individualidade de cada cão é muito importante para que você estabeleça um relacionamento mais forte com cada um deles. Isso ainda te ajuda a adaptar melhor o treinamento e a educação necessária para cada um, o que faz com que eles sejam mais confiantes e independentes!
Por exemplo: quando eu faço um passeio, nem sempre eu levo todos os cães. Ou, quando levo todos eles juntos, posso deixar alguns soltos e outro(s) na guia. Mas, para tomar essa decisão, é fundamental conhecer os seus cães o suficiente e saber avaliar o que é melhor para cada um deles de acordo com os estímulos do ambiente na ocasião do passeio.
Esse conhecimento torna a atividade mais tranquila para mim e para os cães, além de evitar aprendizados ruins.
Se este tema te interessa, clique aqui e confira o vídeo “Desafios de um lar com vários cães” na minha série do YouTube “Cão com sono”.
Bons treinos,
Dante