“Quero que meu cão me obedeça.”, “Como ensinar meu cão a ser obediente?”, “Meu cão não me obedece, me ajuda!”
Esses são as mensagens que recebemos nas nossas redes sociais com maior frequência!
Se você quer ter um cão obediente, a primeira coisa que você tem que fazer é definir o que é obediência para você. Obediência é um termo muito amplo e que pode ter significados diferentes para cada pessoa, dependendo do contexto e do animal!
Por definição linguística, obedecer é se submeter à vontade do outro, é estar sob o comando de alguém.
Ou seja, a obediência está diretamente relacionada ao que a pessoa quer daquele animal. Em uma situação, vai ser que o cão venha quando chamado, em outra, fazer xixi no tapetinho, ou ficar deitado na caminha…
Outro ponto importante deste conceito é o lado do animal! O animal sabe ou consegue fazer o que eu quero que ele faça?
Pense comigo: se eu pedir para uma criança de 7 anos fazer a contabilidade da casa, e ela não fizer. A criança foi desobediente ou ela simplesmente não sabe o que fazer?
Isso acontece com os cães frequentemente! Para que um cão consiga obedecer ao que pedimos, ele precisa entender o que está sendo pedido e ter condições físicas e emocionais de fazer o que nós solicitamos.
Quer um cão obediente? Liste as situações em que você espera que o seu cão te obedeça e defina o comportamento que você deseja dele nesses momentos! A partir disso, você pode começar a ensinar os comportamentos a ele e garantir que as suas vontades estejam alinhadas às capacidades do seu cão!