Todos sabemos que raças diferem em tamanho e forma, pernas mais longas ou curtas, cabeças mais largas ou estreitas, caudas cumpridas ou cortadas, corpos longos ou curtos, etc.
Uma coisa entretanto que muitos não sabem ou ignoram, é o fato de que indivíduos dentro de uma raça podem ter variações muito grandes nas suas conformações físicas.
Muitos cães que em teoria deveriam ser ótimos corredores, saltadores, mordedores, entre outras funções, tem muitas dificuldades e por vezes são incapazes de executar tais ações.
Essas variações na conformação pode ser acidentais ou causadas propositalmente por criadores que procuram um tipo físico, geralmente preocupados com estética mais do que com a funcionalidade e saúde dos cães.
O exemplo mais óbvio da intervenção humana na conformação e funcionalidade de uma raça, é o que vemos na criação de Pastores Alemães. A raça vem passando por dificuldades a décadas por conta de criadores que buscam um ideal de beleza irreal que causa problemas sérios a parte posterior dos cães.
Mas nem sempre as diferenças na conformação física, são causadas propositalmente. Quando cães tem pescoços curtos por exemplo, na verdade o número de vértebras no pescoço é o mesmo e o que define a aparência de curto ou longo é a angulação dos ombros, na medida em que e escapula se move para cima em um ângulo mais reto (perpendicular ao chão), esconde a vértebra do pescoço. Um cão com pescoço curto terá mais dificuldade de saltar corretamente, dificuldades na corrida ou, por conta do posicionamento ruim dos ombros, será prejudicado na hora de nadar.
Este é só um exemplo mas desde a posição das orelhas (pra cima ou caídas), até o cumprimento dos dedos, a conformação física influencia a performance do cão, facilitando ou dificultando o treinamento e o aprendizado.
Estou cansado de ouvir pseudo criadores se vangloriando das cores que obtêm na sua criação e que não conhece nem mesmo o básico da conformação da raça que cria e o porque uma conformação específica é importante para a execução das funções originais desses cães.
Quando procurar ou indicar um criador, certifique-se de que o mesmo conhece sobre conformação (na minha opinião um pré requisito para ser criador) e que se preocupa com a saúde e não somente aparência dos cães que cria.
Ao escolher atividades para o seu cão, pesquise e veja se a tipo físico que ele tem é compatível com os comportamentos ou atividades que você esta tentando treinar.
Prezar pelo bem estar do seu cão, faz de você um melhor dono e um melhor treinador!