No momento você está vendo Você pune ou é punido com frequência?

Você pune ou é punido com frequência?

Vamos falar sobre punições?

Eu preciso começar te falando que as punições ou reforços, estão presentes na vida de todos os seres vivos. Nós estamos expostos a isso o tempo inteiro e que, eventualmente, nós aprendemos com ambos de uma forma ou de outra.

Segundo a teoria comportamental, a definição de punição é:

“A punição é um processo no qual reduz-se a probabilidade de determinada resposta voltar a ocorrer através da apresentação de um estímulo aversivo, ou a retirada de um estímulo positivo após a emissão de determinado comportamento indesejado numa terapia comportamental.”

Ou seja, existem basicamente duas formas de punição, uma é através da apresentação de um estímulo aversivo, e a outra é da retirada de um estímulo positivo.

Então, quer dizer que aplicando essas formas de punição teremos 100% de certeza de que resolveremos um problema de comportamento, por exemplo?

Não!

Essas são possibilidades de diminuir um comportamento indesejado de acontecer.

O que muitas pessoas não entendem é que, por vezes, você aplica um estímulo indesejado ou retira um estímulo positivo, mas ainda assim não houve punição.

E eu discorro sobre outras formas de enxergar a punição, e as formas de entendê-las ao longo desta live aqui, na minha série “Cão com Sono” no meu Canal do YouTube:

Assistir a aula completa – Entendendo punições, clicando no link abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=CUofi1_jq5o

Aproveite para compartilhar esse conteúdo com alguém que você conhece e que talvez possa ajudá-lo.

Bons treinos! 

Deixe um comentário