No momento você está vendo A sua responsabilidade pelo comportamento indesejado

A sua responsabilidade pelo comportamento indesejado

No treinamento de cães não se envolver para solucionar um problema é ajudar a mantê-lo, ou até piorá-lo! Isso mesmo: não existe “ficar em cima do muro” quando se trata de resolver problemas de comportamento.

Um comportamento só se mantém porque está sendo reforçado. E não fazer nada é o mesmo que ajudar esse comportamento a continuar sendo reforçado, e assim se fortalecendo. Muitas vezes não percebemos que estamos fazendo isso!

Às vezes esse reforço não é intencional, às vezes o reforço pode ser intrínseco do próprio comportamento, ou até ser um reforço ambiental, e por isso, achamos que a responsabilidade não é nossa! Mas ela é, temos que assumir!

Afinal, cães domésticos são totalmente dependentes de nós e só tem acesso a esses reforços diretamente através de nós e das condições que proporcionamos para a vida deles! Perceber e assumir nossa parcela de culpa nem sempre é fácil, mas é o primeiro passo!

Às vezes estamos tão envolvidos no problema que nem conseguimos ver como o influenciamos! Por isso é tão importante buscar ajuda de um profissional capacitado que possa olhar a situação com o distanciamento e o olhar técnico necessário para entendê-la.

Entender como você está contribuindo para o problema é o que vai possibilitar a mudança! Por isso é tão importante assumir a responsabilidade e assim poder assumir a solução também!

Deixe um comentário