Primeiro eu preciso te dizer uma coisa que precisa mudar em nossas mentes, a ideia de que “treinar o cão” é o que “devemos fazer”, é o que é “importante”.
No meu ponto de vista “treinamento” é um termo muito limitador. Quando pensamos em treinamento, associamos a ensinar ações específicas como sentar, deitar, ficar, vir. Pensamos que treinamento é ensinar esses comandos específicos para o cão aprender um comando verbal ou um comando visual.
Acontece que treinar o cachorro não é suficiente e não é a única coisa que é necessária.
Treinar o seu cão pode ajudar o seu convívio com o seu cão? Sim, pode sim! Acontece que há uma coisa que é muito mais importante, que é EDUCAR o seu cão.
Essa educação deve começar desde o início, desde que ele é um filhote. Não adianta esperar que o cão chegue numa idade mais avançada e depois contratar um “treinador” esperando que ele resolva todos os seus problemas.
Temos que ter em mente que educar um cão envolve muitas outras coisas. O cachorro que é educado, ele não espera um comando para se comportar de determinada maneira. Quando o cão é educado, esses comportamentos acontecem de forma natural.
Podemos usar um exemplo simples como o “não pular”. Se eu treino um cachorro para não pular, eu estou ensinando para ele que quando eu digo “não pule”, ele não deve pular. Agora, quando pensamos em um cão que é educado a não pular, ele vai entender que pular não é parte de um comportamento social aceitável.
Outra coisa que faz parte da educação dos cães é ensiná-los que eles devem fazer as necessidades apenas em um determinado local. Por mais que não seja natural para os cães fazerem apenas em um local, as pessoas se empenham em ensinar isso para os cães.
Meu objetivo aqui é passar que esse não é o único comportamento que deve ser ensinado.
Todos os comportamentos de um cão fazem parte do processo de educação desse animal.
Como o meu cachorro se comporta na chegada de visitas, quando ele quer minha atenção, quando ele quer brincar, ou quando ele quer comer. Tudo isso faz parte da educação de um cão e a gente não tem que pedir, todas as vezes, para que ele se comporte de determinada maneira.
Com o processo de aprendizagem e educação o cão aprende e isso se torna um comportamento natural no dia a dia dele.
Inclusive por esse motivo, na minha opinião, o termo “Educador de cães” é mais certo que “Treinador de cães”.
Sendo assim, temos que ter em mente que a educação canina deve ser levada a sério como a nossa, de forma que tenhamos comportamentos aceitáveis para o convívio social.
Educar um cão é facilitar a vida dele, fazer com que ele tenha comportamentos que auxiliem o seu convívio, aumentando a confiança dele, assim como ampliando a as possibilidades de atividades para que ele tenha uma vida ainda mais saudável.
Entende agora a importância da EDUCAÇÃO canina?
Seguimos juntos.
Bons treinos, Dante