Para ser adestrador não precisa de diploma, mas a real é que temos váários! Como toda profissão baseada na ciência estamos sempre buscando novas informações, aprendendo mais e descobrindo novas possibilidades!
As pessoas acham que adestrador passa o dia todo brincando e apertando cachorro fofinho, mas, na verdade, são horas de estudo e planejamento para aproveitar de forma mais objetiva e eficiente aquelas sessões de poucos minutos de treino que temos com o cão. Os apertões dão espaço a relações de confiança, em que o espaço pessoal do cão é respeitado e ele é sempre ouvido.
Ser um bom adestrador é enxergar o mundo através de outra perspectiva, a do cão, e perceber coisas que a maioria das pessoas não percebe! Aprendemos inclusive uma nova forma de comunicação, com isso vemos o sofrimento de muitos cães (nunca mais vemos vídeos virais de cachorrinhos com os mesmos olhos), mas também conseguimos dar voz a esses cães!
Nós adestradores temos que ser muito curiosos! Olhamos para um comportamento e sempre nos perguntamos o porquê e como aquilo está acontecendo, já vamos traçando milhões de hipóteses na nossa cabeça. Seja para mudar um comportamento ou alcançar um comportamento novo, traçamos planos e caminhos que podem nos conduzir aos nossos objetivos!
Mas não treinamos somente cães, também treinamos pessoas, compartilhamos nosso conhecimento e ajudamos famílias a entenderem e se comunicarem com seus cães! (Por mais que às vezes precisemos explicar mil vezes o porquê aquela técnica que a pessoa viu na TV ser ruim para o cão)
Ser adestrador é conversar sobre cachorro em qualquer lugar que vamos, e ter que explicar que não tem como dar uma dica simples pra resolver aquele problema de comportamento do cão do vizinho.
É estudar muito, mas também praticar muito. Precisamos fazer, colocar a mão na massa, entender todos os detalhes pra poder ajudar o cão e a família com os treinos!
Aprendemos a perceber e a valorizar todas as evoluções, por menores que sejam e enxergar novas possibilidades onde a maioria das pessoas só vê problemas.
É chegar no final do dia com a roupa cheia de pelos, cheirando a petisco, com a cabeça fervendo de ideias e o coração feliz por ter impactado famílias e mudado vidas!
Conte comigo!
Dante