Um aprendizado do Chicken Camp que levamos para a vida é o “Ask the question” (dá até pra ouvir a Terry Ryan falando enquanto escrevo)! O termo significa “Faça a pergunta” e se refere ao momento em que perguntamos ao animal o que ele está entendendo daquele treinamento em curso.
Existem muitas associações que podem ser feitas durante uma sessão de treinamento. Coisas que às vezes não esperávamos, ou nem tínhamos percebido! Por isso é sempre importante checar com o cão o que ele está de fato aprendendo!
Perguntar ao cão é a forma de verificar o que ele aprendeu e a partir daí, também saber se ele está preparado para uma evolução! Lógico que nós não vamos verbalizar a pergunta para o cão, porque isso não faria sentido pra ele!
O que fazemos é diminuir ou retirar totalmente os sinais que possam estar induzindo/ajudando o animal a executar um comportamento, de forma estratégica e consciente, e dar espaço para que o cão nos mostre o que ele está entendendo.
Esta estratégia é muito poderosa e favorece muito a comunicação entre o cão e o treinador. E tão importante quanto fazer a pergunta é conseguir “ouvir” a resposta: ler a linguagem corporal e observar todos os detalhes do comportamento apresentado pelo cão.
Perguntar ao cão é algo que fazemos estrategicamente no treinamento e na vida diária também! Afinal, quem melhor pra nos dizer o que aprendeu, o que quer, o que está preparado para fazer do que eles mesmos?
Um abraço, bons treinos!