Escute com os olhos 

Uma coisa que eu nunca vou cansar de dizer é: nós precisamos aprender a linguagem dos cães. 

Todos, sem exceção. Donos de cães, adestradores, passeadores, veterinários, pessoas que atuam em Pet Shop, QUALQUER pessoa que esteja envolvida na vida dos cães. Todos, todos mesmo. 
 
A gente vem de umacultura de achismos e crenças antigas sobre cães e muito coisa não é o que parece. 

Nós precisamos entender a linguagem dos cães para ter uma boa convivência, para fazer com que o cão interaja com as pessoas e outros cães da melhor forma possível, provendo sempre o bem-estar de todos. 
 

Acontece que a linguagem corporal dos cães é muito rápida e requer muito estudo e muita atenção da nossa parte. 

Sei que às vezes um rosnado e um latido podem nos assustar, mas isso pode parecer muito maior do que na verdade é. 

Os cães dizem muito quando estão agindo em qualquer circunstância, mas também se comunicam nas pausas. 

Sim, as pausas são uma forma do cão demonstrar um certo desconforto incômodo ou estado de atenção. Você já deve ter percebido que quando existe mais de um cão junto, um pode estar cheirando o outro enquanto o outro está parado. O cão que está imóvel, também está se comunicando. 

Um outro ponto importante na linguagem canina é a demonstração de valorização. 

Quando um outro cão ou alguma pessoa pega algo ou está em algum lugar, isso demonstra para o cão que aquilo possui algum valor. Os cães usam essa estratégia ao seu favor quando por exemplo, fazem xixi em algum lugar, os outros cães podem ser atraídos para aquele lugar e ele possui o resto do local livre para ele. Ou até mesmo pegando um objeto, para que seja atrativo para outro cão, e que outro objeto fique disponível para ele. 

Se observarmos um cão individualmente, sem estar interagindo com outros, também enxergamos muitos sinais de comunicação

A postura do rabo pode demonstrar confiança ou medo, e um pelo eriçado acima das costas, por sua vez, demonstra um momento de tensão. Orelhas para trás e um rabo relaxado transparecem uma situação confortável, onde o cão não demonstra incômodo naquele momento. Um chacoalhar de pelos, aquele que vem também quando o cão está molhado, pode demonstrar stress em algumas situações. 
Os cães utilizam uma estratégia que, por vezes funciona, que é de olhar fixo para o outro cão para demonstrar uma pressão ao outro. Acontece que se isso não funciona, o cão pode latir em demonstração de frustração, ou para chamar atenção através de som. 

Aqui eu quero abrir um parêntese. 
Os cães utilizam a estratégia do latido para chamar atenção conosco também. Eles tentam algumas vezes se comunicar fisicamente, e se não conseguem, em seguida latem. Nesse momento nós acabamos olhando para eles, ou até mesmo repreendendo, e isso significa para o cão que ele conseguiu a nossa atenção. 
 

Percebe o quanto é importante entender a linguagem e o comportamento dos cães? 

Quando estamos falando de filhotes é ainda mais importante entender o que é a linguagem do cão, o que é natural na comunicação deles. Eles não nascem sabendo entender limites e por vezes acabam levando mais broncas, e muitas pessoas não percebem que a bronca pode gerar ainda mais nervosismo, mais apreensão, e o cão acaba reagindo ainda mais àquela situação. 
Eu acredito que se você está aqui, se você me acompanha, você quer o melhor para os cães. 
Você consegue perceber o quanto a linguagem e comunicação dos cães pode proporcionar um melhor bem-estar para eles? Precisamos entender que o nosso papel vai muito além de donos cães ou de profissionais que trabalham com cães. 

Nós podemos proporcionar uma melhor convivência entre cães, podemos proporcionar uma vida mais confortável e com menos situações de conflitos, sejam esses conflitos individuais ou em grupo. 

Então, o que eu tenho para te dizer é: dedique-se a entender os cães. Eles falam o tempo todo e depende exclusivamente de nós o entendimento e, a partir do desse entendimento, proporcionar o melhor que pudermos para eles. 
 

Boa comunicação e bons treinos. 
 
 
Dante 

Deixe um comentário