No momento você está vendo A Austrália do surf ? Não, a Austrália dos cães!

A Austrália do surf ? Não, a Austrália dos cães!

O mais comum é associarmos a idéia do país como sendo o paraíso do surf, a terra dos Cangurus e Koalas mas, existe uma fervorosa comunidade de amantes de cães na Australia e a DanteDogWorks esteve lá para conferir, aprender e compartilhar.

Minha viagem começou em Brisbane após uma longa espera de 10 horas por uma conexão em Auckland na Nova Zelândia, um tempo longo que serviu para aumentar ainda mais minha ansiedade em conhecer os “Aussies” (pronuncia-se Ósis) como são chamados os nativos da Australia.

Após uma calorosa recepção de um Border Collie chamado Indiana Jones, já no carro a caminho da casa onde me hospedei, pude ajustar os últimos detalhes do fim de semana. Seriam dois dias inteiros sobre Freestyle (Dança com Cães), com assuntos que cobriam motivação, trabalho a distância, estações de reforço, distrações, targets, construção de rotinas, trabalho de posições, truques e fundamentação do junto.

cachorro
Indiana Jones me recebeu muito bem em sua casa!

Um público seleto de treinadores e competidores de Freestyle (aqui chamado de Dances with Dogs) compareceu ao workshop com seus cães, diversas raças e tamanhos fizeram da experiência algo muito interessante, desafios e sugestões diferentes surgiram mas ao final todos se divertiram e aprenderam muito.

O Clube de Dança com Cães de Queensland me convidou para lecionar os workshops que eu muito contente aceitei, ele aconteceram nas dependências da escola VIP de treinamento, um local super bem estruturado com piso de grama sintética. Na segunda feira um dia especial somente para duplas avançadas foi organizado e levamos o treinamento a um nível mais alto, presentes estavam treinadores e cães ótimos, com apresentações (rotinas) super elaboradas e criativas. Grande atenção foi dada aos pequenos detalhes e as coisas que fazem a diferença entre uma apresentação boa e uma espetacular.

O esporte é regido por órgãos regionais e associados a um órgão nacional que “controla” todos os esportes caninos no país. A cultura de clubes caninos de adestramento por aqui é muito forte e proporciona uma possibilidade maior para os donos de cães no geral se envolverem com o treinamento de seus cães. Mesmo sendo ainda na sua maioria clubes antigos que utilizam métodos de treinamento baseados em punição, as pessoas tem pelo menos a oportunidade de aprenderem sobre a existência de atividades para fazer com seus cães.

truques com cães
Truques para todos os gostos
local treinamento
Local perfeito para o workshop
Freestyle
Alunos atentos treinando os exercícios de Freestyle

Depois de um dia de descanso foi a vez de trabalhar com outro esporte e seus fanáticos Australianos, dois dias de agility na escola “Double J” também em Queensland. A localização dessa escola é simplesmente espetacular, entre montanhas e florestas passamos momentos agradabilíssimos com alunos de todos os níveis super interessados e dispostos a aprender, com seus cães das mais diversas raças e tamanhos.

Uma curiosidade foi conhecer diversos cães que foram adquiridos depois de adultos, cães que vieram de criadores e que não estavam mais sendo utilizados no processo de criação ou exposições, sendo então disponibilizados para lares onde pudessem ter uma vida “normal” como cães de família.

Double J Agility
“Double J Agility”
van para cães
Van para o transporte dos peludos
agility
Eu com a instrutora e proprietária da escola Double J

Também tive o prazer de conhecer uma outra escola de adestramento onde lecionam aulas de “Jetty Jumping” conhecido na América do Norte como “Dock Diving”. Os cães correm em uma plataforma e saltam dentro de uma piscina, tentando alcançar as maiores distâncias possíveis.

Eu costumava praticar o esporte com meu Border Collie Smeagal quando morávamos no Canadá, hoje já aposentado meu cão não salta mais, felizmente tive a oportunidade de relembrar e praticar um pouco desse magnífico esporte com uma Malinois de nome Celique, residente do local e pertencente a instrutora chefe e dona da escola.

piscina para cães
“Piscina de Jetty Jumping”
Celique me fez relembrar bons momentos no esporte

A Australia é um país imenso e conhecido por sua fauna, com alguns animais muito particulares e únicos mas ao mesmo tempo, reconhecidos em qualquer lugar do mundo.

Dentre eles estão os icônicos Canguru e o Koala. Tive a oportunidade de conhecer ambos de perto em um santuário ao sul de Brisbane.

Uma particularidade deste santuário é a presença de um hospital veterinário bem no centro do parque, nesse hospital são tratados animais selvagens que são encontrados doentes ou acidentados. Os criadores do hospital tiveram a brilhante ideia de fazer as paredes externas do hospital em vidro, permitindo assim que os visitantes possam presenciar o dia a dia do hospital e os procedimentos pelos quais os animais passam.

canguru
O famoso Canguru!
koalas
Koalas dormem quase o dia todo!
hospital veterinário austrália
Hospital veterinário com paredes em vidro

Por mais uma semana conheci Queensland, visitando pequenas cidades, clubes de adestramento locais, lecionando aulas particulares e treinando com amigos. A próxima parada seria Adelaide onde dois workshops, um de agility e um de freestyle aconteceriam no final de semana.

Parada para descanso e admiração em uma das estradas de Queensland

Cheguei na sexta-feira a tarde e não tive muito tempo para descansar, no sábado de manhã um grupo de alunos com seus cães já estava me esperando sedento por informações e pronto para se divertir. Uma das coisas que mais agrada os alunos de freestyle nos workshops que leciono é a experiência que trago dos shows que fiz por muitos anos no Canadá, dicas de treinamento, atitude no palco, como interagir com o público, motivar os cães em ambientes com distrações, etc.

Turma do workshop de Freestyle em Adelaide

No domingo foi a vez do agility e um grupo grande de participantes compareceu, trabalhamos com cães de nível básico ao avançado e o dia quase ficou curto para tantas atividades.

O espaço usado nesse final de semana foi uma escola pública local, a direção tem direito de alugar o espaço para eventos e utilizar os ganhos para o beneficio da escola. O workshop de agility aconteceu no campo de esportes externo (foto abaixo) e o de freestyle dentro do ginásio de esportes (foto cima).

agility
Tudo pronto para o domingo de agility em Adelaide

No total foram quase quatro semanas na Austrália, uma experiência incrível que pretendo repetir no futuro. Sempre é muito bom conhecer lugares e pessoas novas, culturas diferentes e maneiras distintas de ser ver o mundo.Obrigado Austrália!

montanhas azuis nsw
Vista das Montanhas Azuis – NSW



Deixe um comentário