Amar animais não é o suficiente…

Ser adestrador é muito mais do que gostar de animais e querer trabalhar com eles. É muito mais que saber alguns comportamentos básicos e é muito mais que saber educar seu próprio cão! Ser adestrador é mais que uma paixão ou um conjunto de crenças! Aliás, objetivos e programas são mais importantes que crenças e filosofia pessoais!  

É preciso trabalhar com resultados, motivações diferentes, relações, saber reconhecer e lidar com muitas variáveis. E para isso é necessário técnica, metodologia, estudo e atualização constante! É preciso saber avaliar e educar pessoas também! É fundamental conhecer programas diferentes, técnicas variadas, saber fazer avaliações minuciosas e estar sempre atento aos detalhes.  

Ser adestrador é um processo de aprendizado constante norteado por ensinar cães e pessoas de forma eficaz e respeitosa.   

Você pode até começar porque ama animais, porque conseguiu treinar os seus cães, mas, lembre-se que este é só o começo. Ser bom em um hobby, ou gostar de algo, é bem diferente de ser um bom profissional na área. Gostar de nadar e fazer aula de natação não me faz o Michael Phelps, e mesmo o Michael Phelps não será um bom instrutor/técnico se não estudar e se dedicar para isso.  

Embora não exista o reconhecimento legal da nossa profissão, isso não faz com que não exista ética no nosso trabalho. Qualquer um pode se dizer adestrador, mas poucos são verdadeiramente profissionais nesta área. 

Bons treinos,  

Dante.  

Deixe um comentário