A décima sétima edição do Campeonato Américas e Caribe de Agility aconteceu em Santiago no Chile entre os dias 6 e 9 de Abril de 2017. O local do evento foi a escola de adestramento de cães dos Carabineros do Chile (uma espécie de policia militar), localizada dentro do Parque Metropolitano um local maravilhoso e super bem estruturado.Novamente tive o prazer de participar desta competição, dessa vez exclusivamente como técnico da equipe do Canadá que estava representada por 5 competidores com seis cães no total.
Uma equipe variada, com competidores experientes e uma debutante em competições internacionais. O ambiente festivo e amigável entre as equipes presentes fez com que os longos dias de competição passassem rápido e quando nos demos conta, a competição terminava, trazendo a saudade de momentos tão alegres e emocionantes. Assistir uma competição de agility de alto nível é algo que realmente emociona e deixa todos hipnotizados ao lado da pista.
O time Canadense alcançou sua participação de maior sucesso nesta competição, alcançando dois podiums ( individual e por equipe) entre os cães pequenos e médios e de quebra um segundo lugar em uma das rodadas da competição Open entre os cães grandes. Com esses resultados, o objetivo de estimular mais competidores Canadenses a vir participar desse evento certamente esta mais próximo. A região de Providencia onde a competição ocorreu, é um exemplo de segurança, organização e planejamento urbano, com muitas áreas abertas disponíveis para a população aproveitar com a família, amigos e logicamente seus cães (vale a pena conhecer). Diversas nações participaram desse evento, entre elas o Brasil, Colômbia (dois últimos anfitriões do evento) e a Argentina, com a maior delegação na competição (quase 80 cães).
Eles serão os próximos organizadores do A&C e já estou ansioso para obter mais informações pois não perderei de maneira alguma! O agility é um esporte para cães onde o tutor participa conduzindo seu cão através de uma pista de obstáculos, essa atividade quando bem ensinada ajuda a reforçar os laços de confiança entre o cão e seu tutor, ajuda na obediência geral e socialização do cão além de poder ser um ótimo exercício físico e de condicionamento para ambos. Se você quer aprender um pouco mais sobre como iniciar a base do treinamento para o agility na sua casa mesmo, me siga nas redes sociais!