Cães domésticos são dependentes das pessoas para tudo. Para passear, para brincar, ter atenção, carinho, e até para ter suas necessidades básicas supridas. Isso porque eles vivem em um ambiente humano, onde controlamos a o que o cão tem acesso. Esta situação naturalmente causa uma dependência grande em relação aos tutores, já que eles provêem tudo ao cão.
Alguns cães não conseguem ficar bem quando estão longe de pessoas, e por isso não desenvolvem habilidades naturais de interação com o meio e ou de resolução de problemas. Quando esse desenvolvimento fica atrelado à presença de outras pessoas é gerada uma dependência prejudicial ao bem-estar do cão.
Perceba que o cão ter uma boa relação com você, gostar e querer estar na sua companhia é diferente de ele precisar estar com você para se sentir bem.
Um dos pilares do Adestramento Funcional é o estímulo às capacidades naturais do cão de avaliar situações, fazer escolhas corretas, resolver problemas e aprender conceitos, desenvolvendo assim autonomia de pensamento e raciocínio.
Acredito que essa é parte fundamental do treinamento e educação de cães, pois proporciona autonomia, melhor adaptação ao convívio doméstico e maior bem-estar.
Treinar seu cão é ajudá-lo a desenvolver suas capacidades naturais e construir uma relação mais saudável e equilibrada com as pessoas.
Bons treinos!