Dividindo em partes menores o comportamento a ser ensinado

Não temos como explicar verbalmente para um cão o que é esperado que ele faça, ou o que está prestes a acontecer na sua vida. Porém, temos uma ferramenta muito importante para conseguir passar essa mensagem para o cão e ajudá-lo a se adaptar às mudanças e entender o que é esperado dele.

Todo mundo que educa um cão, seja profissionalmente ou no dia a dia, durante o convívio precisa ser muito bom em construir as etapas gradativas que propiciam o aprendizado! (Ou ter alguém que seja bom nisso pra te ajudar)

Você, como educador, tem que saber ajudar o cão a aprender. Facilitar o aprendizado e a compreensão é fundamental para construir qualquer comportamento.

Como diz a Terry Ryan: “be a splitter, not a lumper” (seja um divididor, e não um aglomerador). Separar um comportamento em passos menores e trabalhar gradativamente, “pasito a pasito”, até concluí-lo é fundamental para o sucesso dos treinos, pois assim o cão entende, tem sucesso, ganha confiança e consegue evoluir.

Para isso é necessário se planejar e ter conhecimento sobre cães, no geral, sobre o indivíduo que você está treinando e sobre o comportamento específico com o qual você está trabalhando! Não é uma tarefa fácil, mas, se você se dedicar a ela antes de começar um treino, seu resultado será muito mais eficiente.

Vai treinar algo com seu cão? Antes de começar, ligue o som e lembre-se: “Despacito, suave suavecito, pasito a pasito.”

Bons treinos, 

Dante. 

Deixe um comentário