Sim, cães são animais sociais, que gostam e buscam interação social com outros cães e/ou com outras pessoas. Mas isso não significa que ele vai se beneficiar da interação com qualquer ou outro cão, ou com qualquer outra pessoa em qualquer momento!
Interações podem sim (e muitas vezes são) negativas para o animal ou para a pessoa envolvida! Minha orientação para meus alunos é, primeiro, sempre ensinar o cão a ignorar pessoas e outros cães e, depois, só permitir aproximações e interações quando avaliam que aquela interação será segura, que estão totalmente atentos e disponíveis para ajudar seu cão a lidar com aquela interação.
Para que a pessoa consiga avaliar e ajudar o cão nas interações, ela precisa conhecer minimamente sobre linguagem e comunicação canina e como manejar seu próprio cão de forma confiável e respeitosa!
Quando ensinamos crianças a conviver em ambientes sociais, ensinamos uma regra básica e muito importante que é: NÃO FALE COM ESTRANHOS! E essa regra deve ser incorporada ao treinamento de cães para melhorar a vida deles e das pessoas!!
Não é porque seu cão é bonzinho que ele pode se aproximar de qualquer cachorro na rua! Não é porque seu filhote é fofinho que ele pode ser apertado por um estranho. Não é porque você tem um cão que ele tem que encontrar outros cães durante o passeio!
Os cães precisam ter seu espaço pessoal preservado e aprender a respeitar o espaço pessoal dos outros. Estamos em um momento propício para treinar isso, pois estamos sendo obrigados a manter distância das pessoas!
Vamos trabalhar juntos para educar as pessoas sobre isso?
Bons treinos,
Dante.