No momento você está vendo Quero ver fazer isso com o meu cachorro!

Quero ver fazer isso com o meu cachorro!

É comum eu ouvir ou ler coisas do tipo: 

“Com esse cão treinado (ou da raça X) é fácil, quero ver fazer com o meu cachorro.” 

Acontece que hoje em dia, nas redes sociais, as pessoas estão habituadas a ver o resultado final ou partes do todo e não conseguem enxergar todo o caminho percorrido para se chegar até ali. 

O que eu sempre friso é que um bom treinador treinando com seu cão, vai dar a impressão de que o que estão fazendo é algo fácil, porque a comunicação flui tão naturalmente que parece tudo muito simples. 

O que muitas pessoas não percebem, é todo o trabalho que tem que ser feito para chegar nesse nível de comunicação e treinamento. 

Quando uma pessoa se empenha em entender, se comunicar, construir comportamentos com seu cão, ela constrói uma base que vai ser útil para diversos treinos. 

Um cão que já sabe comportamentos de base e se comunica bem com seu treinador vai conseguir fazer exercícios mais complexos muito mais fácil e rapidamente que um cão que não tem treinos prévios, e isso não significa que outro cão não consiga fazer. 

Um bom treinador é especialista no seu cão, ele entende muito daquele animal, ele conhece de comportamento, personalidade, aprendizado e sabe a melhor forma de treinar aquele cão com o qual ele está lidando. 

Então, eu sempre gosto de deixar claro que ao invés de querer que outra pessoa mostre as habilidades dela com um cão que não seja o dela, eu estimulo as pessoas a procurarem meios de se envolver no treino com seus próprios cães! 

É muito importante que você conheça, construa uma comunicação, comece com treinos básicos e construa repertório, e assim também vai ser “fácil” você fazer treinos mais elaborados com seu cão. 

Eu gostaria que as pessoas pudessem enxergar todo o potencial que seu cão tem e que pudessem perceber que é possível elas fazerem muito mais com seus cães, pois elas só precisam se envolver. 

E para finalizar, eu vou deixar uma reflexão para você: você se envolve com o treinamento do seu cão? Sua comunicação com seu cão está fluindo? 

Conte comigo. 

Deixe um comentário