No momento você está vendo Não se torne um adestrador

Não se torne um adestrador

Aqui é o Dante e hoje eu vim te falar que você não deve se tornar um adestrador. Não sem antes de ler essa postagem e entender alguns pontos muito importantes! 


Estou no mundo de adestramento há mais de 20 anos e sou apaixonado pelo universo dos cães. 
 
Durante minha caminhada, eu vi as coisas mudando muito e hoje eu vim te dizer o que você precisa saber antes de se tornar um adestrador, para começar do jeito certo e poder ser um adestrador de sucesso. 
 
A primeira coisa que eu sempre falo para quem quer se tornar adestrador é: isso é uma profissão. 
 
Assim como toda profissão precisa de muito estudo e dedicação, para ser um adestrador, você vai precisar buscar conhecimento. 
 
Você também vai precisar conhecer sobre cães e quando eu falo “conhecer sobre cães”, isso vai muito além de “ter um cãozinho em casa e gostar muito dele”. 
 
Precisamos conhecer a espécie canina, entender o que são comportamentos normais da espécie.  Saber distinguir comportamentos normais de problemas de comportamento. Isso é MUITO importante! 
 
Um segundo ponto relevante para ser um adestrador de sucesso é saber sobre aprendizado. Se eu te disser que o aprendizado canino é muito similar com a forma que nós aprendemos, você acredita? Legal, né!? 
 
Logicamente que somos espécies diferentes, mas a forma que recebemos a informação e reagimos a ela é muito similar! 
 
Além de entender sobre o aprendizado, a linguagem canina também é um ponto muito importante e deve estar na lista de conhecimentos de um adestrador. 
 
Saber como o cão se expressa é primordial na nossa profissão. Orelha para o alto, rabo baixo, cabeça para cima… Entender essas formas de expressão na linguagem dos cães é essencial. Se você quer ensinar um cão, você precisa entender o que ele está te comunicando, até mesmo para saber se ele entendeu o que você tentou ensinar! 
 
Se você já um adestrador e não possui os resultados esperados, vocêpode estar errando neste ponto. 
 
Eu costumo sempre dizer que não só os adestradores, mas todo dono de cão, e pessoas que gostam de cães, precisam estudar e entender esses três pontos que eu citei acima. 
 
Escolha uma metodologia de aprendizado que seja compatível com o que você acredita, que tenha os mesmos valores que você. Estude e entenda sobre a metodologia que você escolher, afinal será isso que norteará o adestrador que você vai ser. 
 
Escolha inspirações, professores, mentores e pessoas que já trilharam o caminho e que tem prazer e orgulho em ajudar e em ensinar, mas pense que você deve ser o melhor adestrador que você pode ser! Tenha inspirações, mas seja você mesmo. 
 
Outro ponto IMPORTANTÍSSIMO para começar é ter uma rede de apoio, uma comunidade de pessoas que estão trilhando o mesmo caminho, pessoas que estão nesse universo também. 
 
Pessoas que estão passando, ou já passaram pelas mesmas dificuldades que você e que possam compartilhar e agregar na sua caminhada. 
 
Eu vou deixar o link aqui embaixo de uma live que eu fiz no meu canal no Youtube, em que eu falei muitos outros pontos importantes para você que está começando ou tem interesse nesse mundo de adestramento: 
 
Tudo que você precisa para iniciar na carreira de adestrador 
 
Se você tem um amigo com interesse no universo canino, compartilhe essa postagem com ele também! 

Bons treinos e conte comigo!

Deixe um comentário