Você faz alguma coisa que te envolve de tal forma que te faz esquecer do mundo em volta? Sabe aquele momento que você está tão concentrado e interessado que nem vê o tempo passar? É aquele algo que te faz esquecer de problemas, te deixa feliz!
Pode ser ler, escrever, desenhar, estudar, bordar, jogar, tocar um instrumento, praticar algum esporte, fazer palavras-cruzadas, sudoku, colagem, yoga… As opções são muitas e cada um tem suas preferências. É algo que você pode ter começado a fazer despretensiosamente e foi se desenvolvendo, buscando mais desafios, elevando a prática a outros níveis, mesmo que seja só um hobby.
Você deve perceber como isso traz emoções boas e te ajuda a lidar com a vida, trazendo calma, foco e bem estar, e é algo que até te ajuda a se acalmar quando está muito estressado ou preocupado. E o que isso tem a ver com cães?
Tudo! Agora que você entende como é essa sensação e como ela te ajuda fica mais fácil entender o papel que o treino de faro tem para os cães! O olfato é tão importante para a percepção que os cães tem do mundo e está ligado a uma área do cérebro conectada diretamente com as emoções.
Por isso treinar o faro leva o cão facilmente a esse estado de concentração, calma e foco semelhante ao que experienciamos quando fazemos nossas atividades! Sendo uma atividade que traz tantas emoções boas, isso contamina a relação com a pessoa que está praticando a atividade com ele e impacta positivamente a sua relação com o cão, a atenção dele em você e o interesse pelo treino no geral!
Assim como acontece nas nossas atividades, é algo que precisa ser aprendido passo a passo e praticado!
Bons treinos,
Dante.