Reatividade, criamos um monstro?

Nós temos o hábito de rotular os cães como reativos e isso pode nos causar um problema ainda maior, pois será ainda mais difícil entender a situação a qual teremos que lidar.

Eu me policio muito e prefiro sempre dizer que existem cães que apresentam comportamentos reativos em determinadas situações.

Precisamos entender que existe sempre motivos, circunstâncias, gatilhos que geram aquele comportamento nos cães.

Quando rotulamos um cão como reativo, nós perdemos a oportunidade de estudar o porquê, o motivo daquilo estar acontecendo. Ao criar um rótulo de “cão reativo” acabamos querendo buscar uma solução imediata, um remédio sem pensar em tudo que está envolvido naquela situação.

 Temos que ter em mente que cada cão reage de uma forma, com jeitos e intensidades diferentes, a situações e contextos diferentes! Por esse motivo é que cada cão vai precisar de um tipo de ajuda diferente.

Afinal, qual a definição de reatividade? Primeiro de tudo precisamos entender que todo cão reage a alguma situação. Acontece que quando essa reação é além do que é considerado normal, então isso é considerado um problema.

Para entender o que é um comportamento considerado normal, é preciso saber o que são comportamentos naturais de um cão. Não fique definindo reatividade baseado no que você “acha”.

Estude o que são os comportamentos gerais esperados de um cão. Entenda que a carga genética pode influenciar nesses comportamentos, assim como o aprendizado de cada indivíduo ao longo da vida dele.  

Por todos esses motivos eu considero muito perigoso e superficial apenas tachar um cão como reativo, sem entender a fundo tudo que está envolvido neste contexto. Precisamos ter cuidado para não depositarmos expectativas sobre um cão, e apenas por ele não corresponde-las, o rotularmos  como reativo!

Muitas vezes eu já fui procurado por pessoas para que as auxiliasse com seus “cães reativos”, mas na verdade os cães em questão só estavam “sendo cães”, com comportamento completamente naturais e esperados para cães.

Eu fiz uma live, a qual eu dediquei exclusivamente a falar sobre o assunto “reatividade” e falei sobre uma analogia que me fez entender a reatividade e compreender por que alguns cães apresentam comportamentos reativos e como isso pode acontecer.

Eu vou deixar o link da live aqui e eu espero poder te ajudar a entender mais sobre esse tipo de comportamento que aflige a tantos cães.

Live – Reatividade, criamos um monstro?

Tenha certeza que entender cada situação e saber como tratá-la fará com que os cães tenham uma melhor qualidade de vida.

Por isso, compartilhe esse conteúdo com um amigo que também ama o universo canino e gostaria de aprender um pouco mais sobre esse assunto.

Conte comigo.

Bons treinos!

Deixe um comentário