Seu cão já te lambeu hoje?

Sei que a pergunta pode parecer estranha, mas muitos cães, a grande maioria deles na verdade, tem o hábito de lamber os donos ou até mesmo outras pessoas. 

É muito comum que nós acreditemos que os cães lambem como forma de afeição, que essa seria uma versão canina do que nós humanos chamamos de beijos. 

Acontece que existem outras hipóteses quanto a questão das lambidas e é sobre elas que eu vim falar com você hoje. 

A primeira hipótese que eu vim trazer, pode parecer um pouco nojenta para alguns, mas uma vertente de estudo diz que ao lamber uma outra pessoa, o cão tem a intenção de que a pessoa vomite. 🤢 Lembre-se, eu não estou dizendo que isso é uma regra, ou verdade absoluta, essa é uma linha de estudo e existe uma explicação. 

Quando a gente observa outros canídeos como lobos, raposas, coiotes e até mesmo em cães, é muito comum que os filhotes lambam a cara das mães, e de outros cães adultos, com a intenção de que eles regurgitem alimentos

A dinâmica seria que os cães adultos, mães e pais, saiam em busca de alimentos e quando voltam para a ninhada, os filhotes lambem o rosto dos adultos até que eles regurgitem a comida para os filhotes se alimentarem. Pode parecer estranho e bem nojento, mas eu já vi isso acontecendo com uma ninhada de cães. 

Então, essa pode ser uma conotação quando os cães vêm lamber a nossa cara. 

As lambidas também podem estar associadas ao fato de que a nossa pele é mais salgada. Quando nós suamos isso fica ainda mais óbvio. Então, é possível que os cães estejam lambendo por conta desse gosto, por conta desses sais que estão na nossa pele. 

Uma outra linha de estudo é de que as lambidas também podem ser decorrentes de afeição, isso porque o lamber pode ser um remanescente de quando os cães são filhotes e são lambidos pela mãe. 

Quando observamos uma ninhada nova, vemos que o lamber é um comportamento bastante frequente das mães com os próprios filhotes, desde que eles nascem. O fato de a mãe lamber os filhotes está associado a muitos fatores, como limpeza, auxílio da respiração, digestão, das necessidades fisiológicas dos filhotes. 

Por isso, fique tranquilo, as lambidas podem ser sim um momento de afeição e não apenas na intenção de que você vomite! 😅 

Outra coisa que é muito comum é ver cães se lambendo entre si, existe até um nome para isso que é grooming

Isso pode ser observado em cães que têm convívio próximo e podem fazer isso com intenção de limpar uns ao outros e também por afeição, ainda pelo resquício do que viveram nos primeiros meses de vida com as mães. 

Acontece que o lamber pode ser um problema, e nem sempre significa benefícios para os cães. 

Existem alguns aspectos que devem ser observados com atenção quando os cães apresentam o comportamento de lamber. 

Eu dediquei uma aula ao vivo para falar sobre esse tema. 

A aula está disponível e vou deixar o link aqui para você ir direto para a aula e aprender um pouco mais sobre esse comportamento dos cães

Aperte aqui para assistir a aula: “Por que meu cão me lambe?”. 

Conte comigo. 

Bons treinos! 

Dante 

Deixe um comentário