Dicas rápidas e práticas de comportamento são conteúdos muito buscados e compartilhados nas redes sociais. Entendo a necessidade e a importância deste tipo de informação, mas temos que tomar muito cuidado com isso.
Existem muitas variáveis que podem influenciar o comportamento e o treinamento de cães. Por isso, elas precisam ser consideradas quando você está tentado ensinar algo ou resolver problemas comportamentais.
Também existem muitas técnicas e ferramentas de treino que podem ser usadas de acordo com a situação, com o cão, com o nível de conhecimento do treinador e que são igualmente eficientes.
Você pode ver um adestrador ensinando algo para um cão e não conseguir aplicar a mesma técnica com o seu cão, em casa, justamente por conta de todas essas variáveis. Isso não significa que a técnica não é boa, mas que, talvez, ela não seja adequada para a sua combinação de fatores.
Lembre-se: a internet é uma fonte incrível de informação, mas ninguém do outro lado da tela está vendo a situação que você tem em casa. Assista a muitas coisas e absorva dicas que possam te ajudar, mas não se esqueça que a combinação de fatores que você tem com o seu cão é única e só de vocês.
Na dúvida, busque por um profissional capacitado para fazer uma análise técnica e individualizada da situação e ajudar você a escolher as ferramentas mais adequadas para o seu caso.
Bons treinos!