Socorro, meu cão está rolando em coisas mortas!

Pode ser que o seu cão role e se esfregue em coisas mortas, coisas estragadas, ou até mesmo podres! Eca! Eu sei isso é bem nojento, mas ele pode estar fazendo isso por alguns motivos, e foi por isso que eu vim falar com você hoje! 
 

Eu já vi casos de cães que não podem ver um bicho morto, que correm para se esfregar. Eu já vi até cães que matam algum inseto e depois ficam rolando sobre ele. Eu sei que o assunto está parecendo bem nojento, mas é um assunto sobre o qual precisamos falar. 

Primeiramente, precisamos entender que isso é um comportamento que nós deveríamos considerar normal, natural da espécie canina. Também existem algumas teorias para justificar esse comportamento, existem estudos e análises sobre isso, mas nenhuma consegue ser precisa e assertiva, nenhuma delas consegue comprovar o porquê desse comportamento. 

Eu estudei bastante sobre algumas teorias e hipóteses para trazer esse assunto para você e vou compartilhar algumas delas. 

Uma linha de estudo, que também é a qual eu acredito, é que os cães herdaram isso dos seus ancestrais, dos canídeos. Esse comportamento já foi observado em lobos e coiotes também. 

Nessa linha de raciocínio, é dito que ao rolar nesse odor o cão está se “enfestando” com aquele cheiro e assim podendo ficar menos perceptível para os animais aos quais ele estaria caçando. 

Essa teoria não diz que necessariamente os cães fazem isso hoje em dia pensando em caça. Isso seria parte da herança genética, vinda dos canídeos. 

Isso pode ser verdade, mas existem outras formas de se pensar

Existe também a possibilidade de que ao se esfregar no animal morto, o cão esteja deixando o próprio cheiro na carcaça. Fazendo isso, é como se ele quisesse informar aos outros animais, que também comem restos, que aquilo ali já teria um dono. Dessa forma, outros predadores menores não chegariam perto, e ele poderia comer aquele animal em outro momento. 

Uma outra teoria é que ao se esfregar naquele animal morto, e ficar com aquele cheiro, ele estaria informando para os outros animais que ele encontrou alguma coisa. 

Apesar de todas essas teorias, o que precisa ficar muito claro para nós é que a linguagem de comunicação dos cães vai muito além da comunicação visual, a qual já estamos habituados. 

Existe toda a linguagem corporal e também a sonora. Os latidos, os rosnados e os sons que os cães fazem. Não podemos esquecer que existe a comunicação que é feita através do olfato. 

Então, estar com um cheiro diferente é uma forma de comunicação entre eles. Estar com o cheiro de um animal morto, pode ser uma forma de informar que ele encontrou um animal morto. 

Uma outra hipótese é de que os cães se sentem bem quando estão com esses odores no corpo. Sim, pode parecer estranho e nojento para nós, mas talvez eles se sintam bem assim! 

Existem algumas coisas que você pode fazer para evitar ou minimizar esses comportamentos, e eu falo mais sobre isso numa live no meu Canal do Youtube. 

Então, aproveito para te convidar a assistir essa live e descobrir como lidar mais com esse comportamento, que apesar de ser um comportamento natural dos cães, pode trazer algum desconforto para a nossa convivência. 

Assista agora: Por que meu cão rola em coisa morta? 

Seguimos juntos. 

Bons treinos, 

Dante 

Deixe um comentário